Um bebê não deve ser colocado sentado antes do tempo.

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

QUAL O PROBLEMA?

Quantas de vocês colocaram seus bebês sentados na quina do sofá para tirar uma foto? Mas onde está o problema nos bebês que se sentam com 4 meses ou antes??

A questão está se o bebê sentou sozinho ou foi colocado sentado. A musculatura e articulações que ainda não estavam preparadas para conseguir essa posição, tanto a coluna como os quadris podem ser expostos a um trabalho excessivo.

Por outro lado, o bebê sentado sem ter aprendido esta aquisição, como vai conseguir sair dali se ele quiser?Ele pode se cansar, se irritar de estar nessa posição. Para aprender a sentar , um bebé precisa percorrer vários estádios anteriores sozinhos. A partir da posição supina (ou seja, deitado de barriga para cima), o bebê vai conseguir aos poucos girar para um lado e para o outro, até conseguir ficar de cabeça para baixo.

Depois vai conseguir, a partir da posição de bruços, voltar à posição de barriga para cima e praticar estes movimentos até dominá-los com destreza. Mas um bebê que consegue rolar e virar de barriga para cima e para baixo sozinho, logo começará a se arrastar usando suas pernas como propulsores, até alcançar a posição de quatro até se animar a gatinhar. E olha que maravilha: desde a posição de quatro apoios é quando em geral consegue se sentar sozinho, sabia??

Para aprenderem a se sentar, o bebê precisa desenvolver controle muscular de tronco e equilíbrio adequados. Geralmente acontece entre 6 a 8 meses, claro que um pouco antes ou um pouco depois. E normalmente ocorre após a força muscular nas pernas, braços, ombros e costas quando rastejam e seu cérebro tenha amadurecido a um ponto dos importantes reflexos que ajudam no desenvolvimento saudável de equilíbrio, postura, movimento e estabilidade estejam presentes.

Quanto mais um bebê aprende a fazer algo sozinho, mas ele vai se interessar a experimentar e a experimentar. Assim ele aprende a superar as suas próprias dificuldades.

O que quero que entendam neste post é que bebês sentados antes do tempo só vão poder encurvar seu tronco para alcançar algum brinquedo do seu interesse. Agora se este brinquedo cair de suas mãos ou estiver distante deles, a única coisa que vai acontecer é de um adulto pegar por eles, não é??

Ou seja, há uma grande variedade de movimentos que o bebê precisa passar até poder definitivamente se sentar sozinho. Às vezes, consegue se sentar antes de começar a engatinhar, mas normalmente ambas as ações, engatinhar e sentar, costumam ocorrer uma perto da outra.

Quanto mais você permitir que tudo ocorra naturalmente, sem interferência, haverá muitos benefícios psicológicos e cognitivos. Se tranquilize e não tenha pressa, deixe a natureza agir!

Dedique também este post a um amigo ou amiga que precisam desta informação, deixe nos comentários, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *