Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Já reparou que seu bebê coloca a língua para fora, com grande frequência? Esse comportamento costuma assustar as mães de primeira viagem.
Geralmente, elas associam o fato de colocar a língua para fora como se o bebê estivesse engasgando. Mas será que é esse o motivo?
Se você tem curiosidade a respeito da motivação para seu bebê colocar a língua para fora, continue lendo e entenda o que acontece.
Colocar a língua para fora: sinal de fome
Muitas pessoas pensam que, o único sinal de que um bebê está com fome é chorar. Quando na verdade, colocar a língua para fora e outros sinais mais sutis de fome, são dados antes do choro.
Um recém-nascido, pode simplesmente estalar os lábios, colocar as mãos na boca, colocar a língua para fora ou se inclinar em direção ao peito ou mamadeira.
Esses são comportamentos que indicam de forma sutil que o bebê está com fome. Por isso, quem convive com o bebê geralmente se habitua com os sinais emitidos por ele.
Geralmente, cada bebê dá seus próprios sinais e se comunica com sua mãe através deles. Algo que a mãe aprende a entender nos primeiros dias de amamentação.
Língua para fora: recusando comida
O mundo dos bebês não é tão simples! Portanto, é comum também que o bebê coloque a língua para fora como um sinal de que está rejeitando a comida.
Isso pode acontecer ainda quando recém-nascido, quando o bebê está satisfeito ele simplesmente coloca a língua para fora, interrompendo a mamada.
Geralmente, esse sinal também está acompanhado de afastamento físico e em alguns casos, o bebê até chora. Indicando que já está satisfeito e que não quer mais.
O ideal é ficar sempre de olho nas reações do bebê enquanto ele está sendo alimentado. Dessa forma, é possível evitar excessos e faltas.
Afastamento em período de mudança alimentar
Seu bebê já tem 6 meses e é hora de mudar a alimentação? Frequentemente, essa é a idade indicada pelos pediatras para começar a oferecer alimentos sólidos.
No entanto, alguns bebês não estão preparados para esse momento de mudança. Por isso, é comum que eles coloquem a língua para fora, na tentativa de afastar o alimento.
Nesse caso, é importante oferecer novamente e se a criança continua demonstrando afastamento, respeite. Converse com seu pediatra e explique a situação.
A melhor maneira de lidar nesses casos, é respeitar o seu pequeno e o processo que a criança passa. Provavelmente em pouco tempo você poderá oferecer novamente e ser melhor aceito.
Respeitar o tempo de seu bebê é a melhor maneira de lidar com ele. Afinal, cada criança tem seu próprio amadurecimento.
E quando isso não é respeitado, o choro, comportamento agressivo e outras reclamações são comuns. Afinal, a criança não consegue falar o que não deseja.
Por isso, a sua única opção é chorar e demonstrar através de seu comportamento a insatisfação. Que precisa ser entendida pelos pais, que podem adotar outras medidas para trazer mais conforto ao bebê.
Acha que o bebê mostra a língua em excesso?
Se você acha que seu bebê está babando demais e sempre coloca a língua para fora, converse com o pediatra.
Os casos em que o bebê apresenta esse comportamento de forma excessiva, podem estar relacionados a alguns problemas de saúde.
Quando a criança tem dificuldade de respirar, por exemplo, é natural que ela coloque a língua para fora. Por isso, se você acha que seu bebê está babando muito e sempre com a língua para fora, converse com o pediatra para obter orientações e averiguar a saúde de seu bebê.