Cólica em bebê: como aliviar

Tempo de leitura: 3 minutos

A cólica em bebê é um dos sintomas desagradáveis da infância, que acaba dificultando o sono e causando um choro desesperado.

No entanto, existem truques caseiros e saudáveis para aliviar a cólica em bebê. E para te ajudar, nós elencamos uma série de truques que são úteis e fáceis de serem seguidos!

Como lidar com a cólica em bebê?

Existem várias maneiras de evitar que seu bebê sofra com cólicas, desde a mudança na alimentação da mãe que está amamentando, até truques caseiros, confira.

1.  Bolsa térmica

Colocar uma bolsa de água morna na barriguinha de seu bebê, é uma das melhores maneiras de aliviar a dor causada pela cólica.

As cólicas são comuns em bebês devido ao sistema digestório ainda não ser completamente desenvolvido. No entanto, alguns bebês sofrem mais com cólicas que outros.

O ideal nesses casos, é recorrer a uma bolsa de água morna para acalmar e aliviar a dor. Ou até mesmo passar um pano deixando quentinho e colocar sobre a barriga de seu bebê.

Dessa forma, evita o risco de que a bolsa apresente algum vazamento que ocasiona queimaduras.

A temperatura morna, alivia a dor por proporcionar relaxamento da musculatura na região da barriguinha.

2.  Enrolar o bebê

Outra maneira interessante de acalmar o seu bebê e aliviar a cólica, é enrolando o bebê de maneira confortável.

Dessa forma, seu bebê não fica com os bracinhos soltos, se debatendo enquanto chora. O fato de enrolar, ajuda a manter o bebê mais tranquilo e acalmar o choro.

Você pode inclusive passar o paninho que irá usar para enrolar o bebê. Com o pano morninho, o bebê ficará mais tranquilo dentro dele.

3.  Dar um banho quentinho

O banho morno tem o mesmo princípio da bolsa de água quente, no entanto, o risco de queimadura é menor.

Portanto, se você não está em casa com seu bebê e por isso, está sem uma bolsa de água ou sem outros acessórios, opte pelo banho morninho. A temperatura ajuda a relaxar, aliviando a dor e acalmando seu bebê.

4.  Evite mamadas muito próximas

Quando seu bebê mama diversas vezes seguidas, isso pode ocasionar o aumento da sucção de ar.

Ocorre que, a mama pode não estar completamente cheia e o bebê acaba sugando ar ao invés de leite. Esse cenário ocasiona o aumento das cólicas.

5.  Massagens

Se o bebê não estiver ficando mais calmo, é importante fazer uma massagem delicada em sua barriguinha.

Vale a pena passar a mão sob a barriga em movimentos circulares. Usar um óleo apropriado para a pele de bebê é uma alternativa interessante nesse caso, para facilitar a massagem.

De forma que, sua mão deslize na barriguinha e a cólica possa ser aliviada com os movimentos que facilitam o bebê soltar todos os gases que incomodam, e voltar a se sentir bem.

Com essas dicas em ação, seu bebê não irá sofrer com cólicas diariamente! Evitando que o choro sofrido ocasione desconforto na família inteira, que costuma se desesperar e ficar sem saber o que fazer. Agora você já sabe vários truques úteis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *