Quando se preocupar com desenvolvimento do bebê. Eu vejo esta pergunta muito recorrente no Instagram. Mas o que quero que entendam é que há uma grande variabilidade no desenvolvimento motor, o que torna difícil especificar uma idade exata para cada aquisição de habilidades motoras.

O desenvolvimento motor ocorre através de um processo de transformações, incluindo crescimento, maturação, aprendizagem e fatores psicossociais. Caracteriza-se por um conjunto de domínios funcionais, incluindo a cognição, a linguagem, as habilidades motoras grossas e finas, funções sensoriais e desenvolvimento socioemocional adquiridos ao longo do tempo.
Como podem ver o desenvolvimento psicomotor normal é um processo dinâmico, multifacetado e pode haver uma grande variação na idade de aquisição de diferentes capacidades. Por exemplo, andar de forma independente pode aparecer entre 8 e 18 meses.

O período de tempo em que foram estabelecidos como típico entre as crianças também têm permitido definir alguns sinais de alerta , situações que podem nos fazer suspeitar de alguns problema psicomotor.

É importante ter o conhecimento destes sinais para você reconhecer e poder ajudar melhor seu filho. Abaixo coloquei alguns sinais importantes a observar a partir dos 3 meses.

– 3 meses
Tem postura assimétrica
Falta de sorriso social
Choro persistente

-3-6 meses
Não mantem sua cabeça de forma estável
Não explora o ambiente
Não usa as mãos

– 6-9 meses
Não permanece sentado de forma estável
Tem falta de interesse pelo ambiente
Tem passividade excessiva
Sem o reconhecimento dos pais / cuidadores
A falta de interação com o adulto

 

– 9-12 meses
Ele não fica encostado em um mobiliário.
Ele não está interessado em movimento
Passividade, irritabilidade

 

– 18-24 meses
Não anda de forma independente ou de forma estável
Não é levantado do chão sem ajuda
Não atira uma bola, não constrói torres
Nenhum interesse em se comunicar
Não faz linhas ou rabiscos
Auto-mutilação e tem comportamento agressivo.

 

– 2-3 anos
não pula ou precisa confiar em algo para sair do chão
Não sabe como se vestir ou comer sozinho
não entende a língua, não manter um diálogo
Ele não faz o jogo simbólico.

 

Por o outro lado, não devemos esquecer que esses sinais de alerta são apenas um guia, não conclusivos, de um possível retardo psicomotor. Para determinar que a criança realmente tem um atraso psicomotor precisa de uma avaliação mais ampla por um profissional como terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta.

Ah e sobre os Blocos de idade são parte da nossa coleção de ecobrinquedos, você compra aqui.

Crie e brinque,

Raquel Jaskulski.

Dedique também este post a um amigo ou amiga que precisam desta informação, deixe nos comentários, compartilhe!

 

Instagram @mamaecriaebrinca

Facebook | mamãe cria e brinca

Referencia Bibliográfica: FONSECA, Vítor da. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.