Nosso Podcast sobre processamento sensorial Proprioceptivo é a chave para entendimento dos desafios comportamentais. A maioria das pessoas está familiarizada com 5 sentidos – visão, audição, cheiro, gosto e toque.

No entanto, também recebemos entrada de estímulos através de sentido da propriocepção , ele nos diz sobre a consciência do corpo, nos diz onde nossas partes do corpo são relativas umas às outras. Ele também nos dá informações sobre quanta força usar em certas atividades, permitindo-nos quebrar um ovo, sem esmagá-lo em nossas mãos.

Propriocepção é um novo termo para você, então me deixe explicar. É um dos “7 sentidos” que nosso corpo precisa para interagir com o mundo.

Na teoria de integração sensorial, desenvolvida por A. Jean Ayres nos anos 70, o sentido proprioceptivo se refere à entrada sensorial e feedback que nos fala sobre o movimento e a posição do corpo. São como “receptores”  localizados dentro de nossos músculos, articulações, ligamentos, tendões e tecidos. É um dos “sentidos mais  profundos” e poderia ser considerado o “sentido de posição”

Assim, se este sentido proprioceptivo não está recebendo ou interpretando corretamente a entrada dentro desses músculos, articulações etc., então nos referimos a ele como DISFUNÇÃO PROPRIOCEPTIVA .

 

Vem ouvir mais em nosso Podcast de hoje:


Se você conhece uma criança que busca ou evita a entrada vestibular? Ou se você tem uma criança com necessidades sensoriais? Este post te tocou de alguma forma? Eu adoraria saber! Por favor, envie-me uma mensagem ou deixe um comentário.

Mandem sua duvida, pergunta ou sugestão de tema no nosso email contato@mamaecriaebrinca.com.br.

Um beijo,

Crie e brinque,

Raquel Jaskulski.

“Mais que uma terapeuta ocupacional, eu sou uma mãe assim como você”

Dedique também este post a um amigo ou amiga que precisam desta informação, deixe nos comentários, compartilhe!

Instagram @mamaecriaebrinca

Facebook | mamãe cria e brinca